Com o objectivo de combater a crescente ameaça de segurança no sector marítimo, a Autoridade Marítima Portuária de Singapura (AMPS) inaugurou um novo Centro de Operações de Segurança Cibernética Marítima (MSOC) 24/7, que será operada pela ST Engineering e o seu hub, segundo o Safety4Sea. Este objectivo será cumprido por meio de atenção prévia e resposta a potenciais ataques cibernéticos na infra-estrutura.
O MSOC realizará monitorização 24 horas por dia, 7 dias por semana, e correlacionará as bases de dados de toda a infra-estrutura de informação crítica marítima (CII) que partilhará com o Centro de Controlo de Operações Portuárias, visando detectar e monitorizar ataques cibernéticos, analisando actividades, detectando anomalias e ameaças para responder aos incidentes de segurança cibernética usando soluções tecnológicas disponíveis.
“As ameaças cibernéticas ocorrem de muitas formas e têm vindo a aumentar de forma constante em todo o mundo. Como o centro de transbordo mais movimentado do mundo, é importante que salvaguardemos a infra-estrutura marítima e portuária para evitar uma grande interrupção nas operações portuárias e na entrega de serviços”, afirmou Niam Chiang Meng, Presidente da MPA Singapura, na abertura do Centro.
Outras iniciativas foram também implementadas pela AMPS nesta matéria: colaborou com a Singapore Shipping Association e a Singapore Polytechnic para desenvolver um novo “Curso de Treino em Segurança Cibernética Marítima (Intermediário)” para que o pessoal marítimo possa aprimorar os seus conhecimentos na gestão de ameaças cibernéticas. Este novo curso prevê-se para o primeiro semestre do próximo ano.
- O Direito e a Segurança Marítima
- A crescente incapacidade de Portugal defender os seus interesses no Golfo da Guiné
- O Mar cada vez mais exposto ao perigo dos cyberataques
- Porque em Portugal também há Excelência no Mar…
- Polícia Marítima resgata 21 crianças num grupo de 47 migrantes na Grécia
- NRP Setúbal já está operacional
- Polícia Marítima intercepta novo bote de refugiados
- O transporte autónomo ainda é um tema dúbio