Em resposta ao crescimento abrupto do movimento na cidade de Dubrovnik, na Croácia, Mato Frankovic, o presidente da Câmara local, anunciou recentemente que quer gerir o sucesso da cidade como destino de cruzeiros, restringindo o acesso à mesma. Uma das novas medidas será permitir apenas a entrada a dois navios e 5 mil visitantes por dia, já em 2019.
De forma a agilizar o movimento na cidade, a autarquia está igualmente a trabalhar com a Cruise Lines International Association para optimizar horários. “Organizámos um cronograma mais apurado de chegadas e partidas para navios de cruzeiro, melhorando significativamente o fluxo de visitantes para a Cidade Velha de Dubrovnik”, referiu Frankovic.
Nos últimos anos, a cidade foi palco de um enorme crescimento de tráfego, impulsionado, em parte, pelo seu cenário e pela própria fama, bem como pelo sucesso internacional da série televisiva «Game of Thrones», parte da qual foi filmada na cidade.
Note-se também que a UNESCO alertou Dubrovnik do risco que corre de deixar de ser Património Mundial, se não controlar o número de visitantes, pelo que a organização pediu à cidade que desenvolva uma estratégia de turismo para ultrapassar tal situação.
- Neptune Devotion investe 3 milhões em novo estaleiro no Porto de Aveiro
- Boatcenter: para uma mais democrática e intensiva fruição do mar
- Lindley: êxito na internacionalização não depende apenas de bons produtos
- Renato Conde e a ciência de um Português na Taça América
- O renascimento da construção marítimo-turística em Portugal
- Não basta esperar, é preciso também saber fazer regressar os turistas a Portugal
- Náutica de Recreio: do grande potencial económico às razões do paradoxal desastre actual
- Discoveries Race 2019